Nossa História e Missão

 Realidade Local

   Natal é uma cidade bastante hospitaleira. O povo é acolhedor e alegre. 
    Nossa casa está na zona norte de Natal, no conjunto Gramoré. Nosso bairro, em comparação com outros da cidade, é pequeno e tranquilo. Como nas cidades pequenas, no Gramoré, muitas famílias gostam de se reunir nas portas das casas no final da tarde para conversar.
    Nosso povo é simples, com condição financeira média/baixa. Gostam muito de todos os tipos de manifestações artísticas: música, dança e teatro. São dotados naturalmente de muitas aptidões para a arte.
   São bastante expressivos, alegres e sinceros. Valorizam muito os laços afetivos e familiares. Tem uma capacidade enorme de suportar os sofrimentos da vida. Possuem uma sensibilidade muito grande à ação divina. Abrem-se facilmente à ação de Deus e as diferentes manifestações religiosas devocionais. É um povo que expressa o amor de Deus no acolhimento.
     Por outro lado esse povo tem sido explorado de várias maneiras. No trabalho, as cargas horárias são excessivas e a remuneração muito baixa. Ocorre ainda a exploração sexual de crianças e das mulheres, também facilitada pela grande movimentação de turistas.
    A missão foi aberta no ano de 2003. Através do serviço de acompanhamento das novas comunidades do nordeste prestado em nome da fraternidade nacional, a Comunidade conheceu algumas comunidades que começaram a solicitar alguns cursos e encontros que eram ministrados por nós. Depois de sucessivos encontros ministrados na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó e Mossoró pela Comunidade surgiu o pedido de abertura de uma casa de missão em Natal através da Comunidade de Casais Vida Nova. O pedido foi levado a termo na reunião do clero de Natal. Nesta oportunidade Pe. Alfredo Boldori, salesiano, nos acolheu em sua Paróquia de São João Bosco.
      A nossa primeira casa foi emprestada por um curto período pela Paróquia até mudarmos para a casa onde hoje funciona nosso centro de evangelização e moradia. O Senhor nos deu a casa através de uma doação. Com o passar dos anos nossas atividades foram aumentando e sentimos a necessidade de ampliar nossa estrutura física para melhor atender o povo que foi sendo alcançado pelo Carisma. No ano de 2006 iniciamos o Projeto um só Coração para adquirirmos a casa vizinha àquela que já possuíamos. Em 2008 alcançamos esse primeiro objetivo.
   Hoje estamos trabalhando pela construção das novas instalações pastorais e de nossa moradia.

Nossa Missão 

Nossa missão em Natal é ser aliança em todas as realidades que estamos inseridos. Com nossa própria vida somos chamados a colaborar na instauração e restauração da aliança de amor, compromisso e fidelidade entre Deus Pai e o povo potiguar.
A missão exige um constante sair de si para se encontrar com o outro. Deixar de lado seus próprios interesses para cuidar dos interesses e necessidades do povo.
       Por causa da realidade particular, para alcançarmos este objetivo, se faz necessário uma entrega profunda em relação à convivência com o povo. O contato é intenso e exigente. É necessária uma grande disponibilidade interior em tocar constantemente a história de cada filho amado do Pai. 
    Nos nossos apostolados se fazem necessárias a perseverança e a fidelidade ao desejo do Pai, pois as transformações se dão em longo prazo. Como Nos ensina São Paulo, nossa evangelização deve ser insistente, pregar oportuna e inoportunamente.
Anunciar sem perceber claramente os frutos, mas acreditar pela fé que estão acontecendo.


Visitantes