terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Palavra de Deus é luz para nossos passos!

“O povo de Deus no deserto andava, mas à sua frente alguém caminhava...”
Quem nunca ouviu ou cantou esta canção tão antiga e tão bela da Igreja? Pois é! Ela expressa bem a nossa vida que é uma verdadeira peregrinação.
Somos todos peregrinos em busca da “terra prometida”. Terra esta, carregada da promessa de que “mana leite e mel”. Assim caminhamos, mas não sem rumo.
O Senhor ao libertar o povo da escravidão do Egito chamou-os a se porem em marcha, ou seja, a caminharem. E esta caminhada foi marcada pela presença do próprio Senhor que “... ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para guiá-los pelo caminho; e de noite numa coluna de fogo para alumiá-los; de sorte que podiam marchar de dia e de noite. Nunca a coluna de nuvens deixou de preceder o povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite” (cf. Ex 13,21-22).
Assim como guiou o povo no deserto o Senhor está continuamente nos guiando e de forma privilegiada através da sua Palavra na nossa busca pela “terra prometida” - que sabemos que é a vida eterna, o céu. Ela é para cada um de nós como aquela coluna de nuvem e de fogo que guiou o povo de Deus.
Como nos diz o salmista: “vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho” (Sl 118,105).  Numa sociedade onde a voz da verdade tende cada vez mais a ser sufocada se faz urgente voltarmos nosso coração para a Palavra de Deus. De modo especial neste mês de setembro que é dedicado à Bíblia.
Necessitamos de fontes seguras para orientarmos a nossa vida! Somos assim, convidados como Igreja - Povo de Deus- a nos debruçarmos na escuta da Palavra de Deus, para não corrermos o risco de caminharmos sem rumo, longe da verdade e consequentemente da felicidade tão desejada.
A Palavra de Deus é fonte de vida! Ignorá-la é como dirigir um automóvel à noite sem farol. Certamente você vai expor a sua vida ao perigo de um acidente que pode ser fatal e ainda mais a vida de outras pessoas que estarão trafegando na mesma via que você. Em outras palavras: não dá certo!
São Paulo nos diz que é pela Palavra que “... o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Tim 3,17). E ainda o profeta Jeremias: "Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me; elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar Teu nome sobra mim, Senhor Deus dos exércitos" ( Jer 15,16).
Amados não tenham medo de abraçar a Palavra de Deus e fazer dela também a delícia e a alegria do seu coração, pois ela te guiará de forma segura na verdade, garantindo assim a felicidade, ou melhor, a "terra prometida"

Visitantes