domingo, 26 de agosto de 2012

Encontro Regional das Novas Comunidades - Nordeste II

     Aconteceu nos dias 24 a 26 de agosto o IX Encontro das Novas Comunidades do Regional Nordeste II, que abrange os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O Encontro foi neste ano sediado pela Comunidade de Casais Vida Nova aqui em Natal. Marcaram presença no encontro representantes de 58 Comunidades de todo o Regional. Nós da Comunidade Nova Aliança participamos neste evento juntamente com alguns jovens do Projeto Juventude Missionária, pois o tema refletido era: A Evangelização da Juventude nas Novas Comunidades. Contamos com a presença de Dom Bernardino Marchió - bispo de Caruaru-PE, responsável pelas Comunidades do Nordeste II e também de nosso arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, que presidiu a Santa Missa de encerramento do encontro. Foram dias de reflexão e oração que nos mergulharam ainda mais neste desafio tão pertinente do tempo atual da nossa Igreja, especialmente no Brasil que se prepara para a Jornada Mundial da Juventude em 2013.
                                                       Confira as fotos

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Retiro Intimidade com Deus - Natal/RN

            Nos dias 17 a 19 de agosto se realizou aqui na missão de Natal o Retiro Intimidade com Deus. Foi um momento de profundo encontro com o amor do Pai que reconstrói a nossa história. O retiro teve que ser transferido de local, e por sinal valeu a pena, pois o próprio lugar proporcionava um mergulho mais profundo na Intimidade com o coração de Deus Pai. De fato, Deus nunca abrirá mão de mim,nem de ti...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

HISTÓRIAS CRUCIFICADAS

          Quem nunca se questionou sobre o porquê dos sofrimentos, privações ou mesmo perdas em sua história?
             Todos nós trazemos marcas que fomos adquirindo no decurso de nossa vida. Muitas delas frutos de nossas próprias escolhas erradas ou ainda do pecado de outros que nos feriram profundamente. É certo que, por mais que alguém tenha sido amado e protegido em sua história, sempre tem algo que o marcou de forma negativa. Mesmo nas produções da Disney os personagens sempre passam por uma situação de provação antes do esperado: “... E viveram felizes para sempre!” Ilusões à parte! Nossa história pessoal de vida é bem concreta e real. Para enfatizar: ela é o que temos de mais real, faz parte de nós! Ela é o conjunto de tudo o que vivenciamos de bom ou ruim.
                Sabemos que Deus nos criou para o amor e para a felicidade, porém, o pecado veio e “maculou” esse plano. Assim, já não é bem só amor ou felicidade que encontramos em nossa jornada! É como um rio que na sua nascente tem água pura, porém, à medida que vai serpeando por entre os vales e matas seguindo seu curso em direção ao mar acaba por perder a sua pureza inicial por causa dos muitos resíduos que se misturam em suas águas.
                O nosso fundador tem nos convidado a juntamente com a Palavra de Deus, abraçarmos o livro de nossa História Pessoal de Vida, e creio que esse apelo, não se restringe apenas a nós missionários, mas a todas as pessoas, pois sem exceção precisamos sempre trabalhar de algum modo realidades que ficaram mal resolvidas em nós. Não importa se nossa história parece um livro de romance ou tragédia, Deus sempre quer nos ensinar algo com a mesma. E mais ainda quer manifestar-se através dela, tornando-a uma História de Salvação.
                “A Cruz contém em si todas as respostas!” (Magno Fernando).
                Esta afirmação expressa uma verdade profunda que se revela quando temos a coragem de confrontarmos nossa história com a cruz de Cristo. Na sua história você experimentou injustiças? A cruz também foi a maior de todas as injustiças feita a Cristo. Você vivenciou perdas, solidão, abandono...? Cristo também experimentou tudo isso! Mas, o que fez Cristo ir até as últimas consequências foi ter os olhos fixos na missão que o Pai tinha confiado a Ele. Era uma missão especial: Manifestar através da sua doação total o amor misericordioso do Pai que nos ama e salva.
                Convido você a cantar este trecho desta canção bem conhecida que diz: “Vamos Jesus, passear na minha vida. Quero voltar aos lugares que fiquei só. Quero voltar lá contigo, vendo que estavas comigo, quero sentir teu amor a me embalar. Cura Senhor, onde dói. Cura Senhor, bem aqui. Cura Senhor, onde eu não posso ir...”.
                Em IIReis 6,1-7, é narrado o milagre do machado que tendo caído na água volta à tona. Também isso é o que precisa acontecer com nossa história. Deixar que venham novamente todos os fatos e respectivos sentimentos à superfície de nossa mente para que assim o Senhor mesmo possa com suas mãos de misericórdia tocar e transformar. Além do mais, há muitas belezas a serem descobertas em seu passado, inclusive a sua própria liberdade. Por isso, convido-te a fazer um caminho de:
Ø  “Ressignificação” da sua própria História Pessoal de Vida, que como já vimos, precisa passar pela Cruz.
Ø  “Ordo amoris – Tudo ordenar para o amor, ou seja, entrar na história com a luz de Cristo e sua misericórdia, deixando-nos com Cristo ver o amor de Deus em todas as circunstâncias e situações de nossas vidas.
Ø  Acolhimento do Mistério – Nossa vida com tudo o que ela contém é um mistério de Deus!  Tudo o que não compreendemos será se vontade d’Ele revelado no tempo oportuno.

“Nunca um homem será mais ferido pela vida do que amado por Deus, nunca!” (Daniel-Ange)
A Cruz tem muito a nos ensinar! Tenhamos, pois a coragem de nos colocarmos disponíveis a aprendermos com este mistério inesgotável de amor e sejamos gratos ao Pai, por termos sido escolhidos para através da nossa história participarmos dos sofrimentos de Cristo! Isso é um grande privilégio! Você não acha?
                Olhe para o Crucificado e verás que a sua História é verdadeiramente uma história de Cruz e Gratidão!
                

Visitantes